22/01/2019 às 18:38 Dicas Casamento

Seu casamento merece quantos dias?

265
6min de leitura

O casamento exige muito tempo, energia e principalmente muito dinheiro, já que os gastos podem ser bem expressivos. 

Dependendo do tipo de cerimônia que você deseja realizar, seria muito triste que todos esses recursos para um único dia, passassem num piscar de olhos, e é por isso que muitos casais escolhem fazer um casamento com até 2 a 3 dias de duração, tudo para que a celebração nunca acabe e fique para sempre na memória do casal.

Para um casamento como esse não importa onde ele ocorra, o importante é a experiência que ele pode proporcionar a você e a seus convidados. Refeições e atividades em grupos com seus convidados, criam a oportunidade de interação mais aprofundada e aqueles que vão viajar até o seu casamento, se for o caso, vão sentir que valeu a pena todo o esforço que fizeram para chegar até lá. 

Geralmente é conhecido como casamento de final de semana. Esse tipo de celebração dura mais de um dia, começa na sexta-feira a tarde, no momento que os convidados estão chegando. A cerimônia acontece, no sábado e as festividades e encerramento acontecem no domingo.

Esse tipo de casamento vem ganhando a cabeça dos noivos e noivas no Brasil, e necessita de um bom planejamento, maior até do que um casamento convencional e você com certeza vai precisar da ajuda de profissionais especializados. O que é muito bom, porque você se torna o chefe e acaba por apenas em decidir com um sim ou um não sobre os detalhes sem muito stress, deixando assim o casamento mais divertido e tranquilo.

Por isso eu vou listar exatamente 14 passos para que você possa organizar o casamento de fim de semana perfeito!

Passo1: Assessoria ou peça ajuda a alguém

O Serviço de Assessoria de casamento existe, e a mão de obra está aos montes ao mercado de casamentos. São diversos os profissionais que podem facilitar e muito a organização do seu grande dia.

Esse tipo de profissional consegue lidar com o deslocamento e a hospedagem de grandes grupos de pessoas, além de dar todo o suporte para a produção e execução do evento. 

Sea grana tá curta, peça a ajuda dos amigos para que eles possam te ajudar em tudo que for preciso, afinal trabalho em grupo é sempre melhor do que você tomando conta de tudo sozinho. Detalhe, não peça a ajuda dos padrinhos ou madrinhas, ambos devem estar com você no dia da preparação.

Passo2: Escolha bem o local 

Não dá pra colocar todos os convidados em casa, por isso você vai precisar achar um local na qual você possa acomodar a todos. Procure hospedar todos em um único lugar porque além de ser mais fácil controlar onde todos vão estar, é financeiramente mais saudável, já que você pode fechar pacotes com desconto com hotéis ou pousadas. Os convidados agradecem!! 

Passo3: Avise todos com antecedência 

Como o casamento de dois dias exige uma viagem ou mais tempo fora de casa, avise os seus convidados com no máximo até um ano antes da data para que eles possam se organizar da melhor maneira possível para estarem presentes no grande dia.

Os detalhes podem ser confirmados e compartilhados com os convidados mais perto da data do evento ou atualizados através de seu site de casamento.

Passo4: Crie um site de casamento

Pode parecer bobeira, ou até mesmo um luxo desnecessário, mas com as pessoas cada vez mais conectadas com a internet, montar um site para compartilhar com seus convidados as atualizações dos preparativos do grande dia, não é uma má ideia.

Lá você pode colocar os cronogramas das atividades, os passeios e as informações sobre o hotel, transporte, aeroportos etc…

Passo5: Não esqueça do Dress Code

Eu já falei dele aqui para vocês no site e é importante sempre lembrar seus convidados sobre o dress code da festa. Lembre- se que os convidados devem estar de acordo com o local escolhido para o cerimonia do casamento. Crie dicas e sugestões de roupas adequadas para o clima e o ambiente.

Passo6: Recepção!

Os convidados são importantes para o dia do casamento, então nunca se esqueça de recepcionar adequadamente os seus convidados.

Passo7: Presentinhos e mimos

Para deixar o clima mais harmonioso e amigável nada como distribuir uma cestinha personalizada que o casal pode montar. Não se preocupe o hotel mesmo pode se encarregar de cuidar da distribuição. Adicione uma cópia impressa da programação do fim de semana e alguns folders de divulgação de atrações locais (bares, restaurantes e passeios) para que seus convidados se sintam livres para “caminhadas solo”, caso tenham vontade.

Passo 8: Planejamento da festa

Se muitos dos seus convidados vierem de outra cidade, ou até mesmo outro estado ou país, organize uma recepção bem aconchegante para que todos possam se sentir em casa. Nada muito formal, pois esta festa de acolhimento deve ser leve e divertida.

Passo9: Atividades 

Como o casamento vai ser no fim de semana, nada de deixar os seus convidados com cara de bobos e perdidos por aí. Aproveite o máximo do local escolhido e desenvolva atividades para que todos possam interagir e passar o tempo. Mas lembre-se de não pegar pesado, ou ninguém vai conseguir comparecer na cerimônia ou na festa depois.

Passo10: Olhem as crianças

Nem tudo é sobre os adultos, lembre-se que seus amigos podem ter filhos e eles também devem se divertir. Contrate junto no pacote do casamento, recreacionistas para cuidarem das crianças.

Passo11: Folguinha

Não seja uma pessoa controladora o tempo todo, afinal de contas, todos precisam de um descanso também. Programe um tempo que os convidados possam curtir o lugar sem pensar o tempo todo no seu casamento.

Passo12: Cuidado com o orçamento!

Orçamento existe por um motivo, ele serve que você não acabe colocando uma corda no pescoço para agradar os outros. Você deve fazer aquilo que seu coração deseja sem que seu bolso comece a chorar.

Mas você precisa entender que seus convidados têm necessidades básicas independente dos custos. Alguns hotéis incluem as hospedagens no valor do orçamento, dando um bom desconto. Como os convidados já esperam pagar pelas acomodações, isto ajuda a diminuir as despesas generosamente. 

Passo13: Custos para convidados

Seus convidados devem saber exatamente pelo o que estão pagando. Informe eles por meio de uma pequena observação no convite ou até mesmo no site do casamento.

Coloque links para os sites dos bares e restaurantes (ou outras atividades) onde você planeja levá-los e deixe claro quem vai pagar a conta. Se forem os convidados, eles terão a chance de consultar os menus e preços pela internet e se programar com antecedência.

Passo14: Mimos até da despedida dos convidados

Logo no final de tudo, é muito bacana oferecer um pequeno café da manhã para os convidados, assim todos se sentem mais felizes e você vai ter  a sensação de missão cumprida, afinal você agradou a todos e foi tranquila para a sua lua de mel.

Só fique de olho com a hora do check out do local de hospedagem para que ele não atrapalhe a partida de ninguém.

Não é obrigatório, mas você pode providenciar alguns, táxis ou motoristas de aplicativo para que seus convidados possam ir para o aeroporto em segurança.

Como forma de encerramento, aqui vai um pequeno modelo de programação das festividades.

Sexta-feira:

•14h00 – 19h30: Coquetel de boas vindas

•20h00 – Jantar ou Luau (ou alguma festa com temática descontraída)

Sábado:

•7h00 – 10h00: Café da manhã

•10h30 – 12h30: Atividade, passeio ou jogos

•13h00: Almoço

•16h00: Preparação para o casamento

•18h00 ou 19h00: Cerimônia de casamento

•20h00: Jantar/Festa de casamento

Domingo:

•10h00: Café da manhã/Brunch de despedida

22 Jan 2019

Seu casamento merece quantos dias?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento casamento de 2 dias casamento de vários dias casamento prolongado Eliane Peroto fotografa de casamento fotografia de casamento Tendências de casamento 2019

Quem viu também curtiu

18 de Jan de 2017

Casamento ao ar livre: TOP 5 melhores lugares do interior de SP

04 de Jul de 2018

TOP 8 locais para se casar ao ar livre no interior de SP

29 de Mai de 2019

Novidades e tendências para 2020 - evento Casar!

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp