20/07/2016 às 17:10 Casamento

O que devo informar e perguntar ao meu fotógrafo?

850
4min de leitura

Neste dia tão importante da vida de qualquer noiva, uma pergunta deve ser feita: "como devo escolher o meu fotógrafo?", já que esse profissional é sem sombra de dúvidas o fornecedor mais importante no evento do casamento. Ele será o responsável por deixar registrado para sempre a história do casal e de seus familiares neste dia. Sendo assim, vamos as dicas:

PRIMEIRO PASSO: este é o passo mais importante. Realize uma pesquisa observando as fotos dos fotógrafos no qual se deseja realizar um orçamento. É muito importante que você se identifique e goste das fotos que está pesquisando, pois terão o mesmo estilo das suas. Não se prenda ao custo do trabalho do fotógrafo ou por motivos que você tenha ganho o álbum de presente de um padrinho, por exemplo, lembre-se de que as fotografias do seu casamento serão a única recordação deste grande dia. Sendo assim, escolha muito bem o seu fotógrafo, afinal seu álbum vai ser a primeira herança da família.

SEGUNDO PASSO: com quanto tempo de antecedência deve-se procurar um fotógrafo? A resposta é: o mais rápido possível! (entre dois a um ano antes da data do evento), assim poderá encontrar disponibilidade de datas com seu fotógrafo favorito e também parcelar em mais vezes o pacote escolhido.

TERCEIRO PASSO: marcar uma data para conhecer melhor o trabalho e pegar o orçamento com o profissional. Neste passo, você deve fazer algumas perguntas ao fotógrafo, para que fique tudo esclarecido entre você e seu profissional. Perguntas importantes a serem realizadas na reunião:

Quantos fotógrafos trabalham no evento? Este quesito é importante para saber se todos os momentos do evento serão devidamente registrado, por isso verifique se haverá uma equipe, ou pelo menos um  segundo fotógrafo;

Qual a qualidade do álbum? Este é um item bem interessante. Solicite ao fotógrafo para que você possa ver um álbum de casamento completo que ele tenha feito, para você não correr o risco de ver apenas um álbum com as melhores fotos que ele já tenha feito, ou as que ele disponibiliza nas redes sociais, pois o importante é você ver a qualidade do material da fabricação do álbum e das fotos que ele contém. Dicas: observe o foco, a iluminação, a qualidade em geral das fotos;

Quais as formas de pagamento? Analise com o fotógrafo as formas de pagamento e os possíveis descontos que ele oferece. Por este motivo, é importante que você contrate o serviço com antecedência, por questão de disponibilidade de  data do profissional e também pela forma de pagamento, facilitando aos noivos com um parcelamento maior e melhor programado.

Quantas fotos serão entregues? É  necessário  saber o que está incluso no pacote escolhido, a quantidade de fotografias que você terá no álbum e os outros serviços contratados devem ser claramente descritos pelo fotógrafo na reunião do orçamento;

Qual o prazo de entrega? Muitas vezes isso depende do tempo que os noivos levam para escolher as fotos que estarão no álbum.  Isso deve ficar bem claro, pois as vezes quando os noivos deixam o tempo passar e não realizam essa escolha pode-se gerar multas ou troca dos modelos dos álbuns que acarretam em maiores custos. Confira isto em sua conversa com o fotógrafo.

Será feito um contrato de serviço? Todo fotógrafo profissional possui um contrato para se assegurar o que foi combinado entre as partes. Isso é muito importante tanto para o fotógrafo como para os noivos. É imprescindível que os noivos leiam o contrato e pergunte sobre o que não entendeu antes da assinatura.

QUARTO PASSO: Após o fotógrafo ser contratado, é muito importante que os noivos passem algumas informações ao profissional.  Para isso deve-se:

Marcar uma reunião: é importante que os noivos se reunam com o fotográfo para detalhar todo o evento;

Informar tudo o que vai acontecer no dia: esta etapa é importante para que nenhum momento seja perdido ou não seja registrado pelo fotógrafo;

Informar quais pessoas não devem ser esquecidas no registro das fotos: todos os convidados são escolhidos com muito carinho para estarem presentes neste dia tão especial, porém há alguns que de forma alguma você não vai querer que fiquem de fora dos registros, assim seu fotógrafo vai ajudar você a não se esquecer destas pessoas.

Contar um pouco da história do casal: será interessante que seu fotógrafo conheça um pouco da história do casal, para que ele tenha novas idéias e para que tenham um bom entrosamento na realização dos ensaios fotográficos, trash the dress, ou outros sessões contratadas.

Com esta matéria, espero ter ajudado um pouco os noivos a decidirem na contratação de um bom profissional de fotografia!

Se quiserem saber mais sobre algum assunto de fotografia, basta deixar os comentários, quem sabe o próximo assunto escolhido não seja o seu!

Se quiserem ver mais fotos de casamentos e ensaios, acessem: www.elianeperoto.com.br

Eliane Peroto

20 Jul 2016

O que devo informar e perguntar ao meu fotógrafo?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento como escolher dúvidas e-sessão ensaio de casal escolha fotografia fotografia de casamento fotógrafo noivas noivos passos para escolher perguntas trash the dress

Quem viu também curtiu

04 de Jul de 2018

TOP 8 locais para se casar ao ar livre no interior de SP

29 de Mai de 2019

Novidades e tendências para 2020 - evento Casar!

26 de Jun de 2019

Lua de mel 2020 - tudo o que você precisa saber

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp