14/06/2019 às 12:41 Casamento

5 modelos diferentes de vestidos de noiva!

942
3min de leitura

Nem toda mulher sonha em entrar na igreja de branco, véu e grinalda. Muitas acreditam que esse estilo tradicional não combinam com elas, vai contra seu estilo de vida ou só querem mesmo fugir do comum para ser gravada na memória de todos os convidados. 

A verdade é que o mercado da moda trás opções para essas noivas há muito tempo. O vestido do grande dia pode ser fashionista (que segue as tendências de moda do ano), pode ser ousado ou que traduza a personalidade da mulher. Tem para todos os gostos, sim! Mas antes de conhecer as opções e estilos, vamos relembrar um pouco da história do vestido de noiva.

A história do vestido de noiva

Diferente do que muitos imaginam, o vestido de noiva branco não foi uma imposição da igreja católica. Até a Idade Média, a cor do vestido da noiva pouco importava: o que importava era o luxo, pois o casamento era um tipo de aliança comercial e a família da noiva mostrava que tinha mais posses por meio do vestido. Nessa época, os vestidos eram coloridos e até estampados. 

Já na Renascença, o vestido de noiva preto predominou. A ascensão da igreja católica aconteceu aqui, e por mais estranho que pareça, a cor mais propícia para se apresentar a uma sociedade religiosa era o preto. 

Mas então, quando começamos a usar o branco? e Por que?

Quando ainda não haviam desfiles e empresas de moda, quem ditava as tendências eram as mulheres da realeza. Alguns acreditam que a rainha da Escócia Mary Stuart no século XVI foi a pioneira em se vestir de branco em seu casamento. Outros acreditam que foi a rainha Maria de Médice da França, no século XVII. 

O fato é que o vestido branco realmente se popularizou após a rainha Vitória da Inglaterra, no século XIX, se casar com um modelo de renda feita a mão. Ela foi a primeira nobre a se casar por amor, o que deixa a história ainda mais interessante, e também lançou a moda do véu e do buquê de flores brancas miúdas.

Na moda, toda tendência volta

Como você pode ver, o vestido de noiva branco se popularizou há menos de 2 séculos. E de lá pra cá, os modelos dos vestidos mudaram a cada década. É importante conhecer quais modelos já tiveram seu auge, pois toda a moda um dia volta! Separei alguns modelos atuais que tem inspiração nos vestidos de noiva de cada época do século XIX. 

Década de 10: Os vestidos da Belle Époque tinham a modelagem mais soltas e muitos detalhes. Véus longos e delicados enfeites de flores eram apostas certeiras entre as noivas.

Década de 20: a moda feminina foi marcada por aderir cortes masculinos. Os vestidos retos, cabelos curtos e até calças foram usados pelas mulheres pela primeira vez nessa fase. 

Década de 30: manga longa!  Nessa época os vestidos voltaram a ser mais justos, e os primeiros decotes começaram a surgir. A manga longa se popularizou e chegou aos vestidos de noiva também. 

Década de 40: Segunda Guerra Mundial. Os países europeus passaram por recessão e isso também afetou os vestidos de noiva, que tiveram que ser mais simples. Era comum, inclusive, que as noivas se casassem de terninho (a roupa mais elegante do guarda roupa). 

Década de 50: o casamento da princesa Grace Kelly ditou tudo o que conhecemos hoje! Cintura marcada, mangas longas e gola alta de renda com o fundo cor de pele. 

14 Jun 2019

5 modelos diferentes de vestidos de noiva!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento Eliane Peroto fotografia fotografia fotografia de casamento vestido de casamento Vestido de noiva vestido de noiva diferente vestido de noiva fora do comum vestido de noiva não convencional

Quem viu também curtiu

04 de Jul de 2018

TOP 8 locais para se casar ao ar livre no interior de SP

29 de Mai de 2019

Novidades e tendências para 2020 - evento Casar!

26 de Jun de 2019

Lua de mel 2020 - tudo o que você precisa saber

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp