18/04/2019 às 15:16 Casamento

A papelaria do casamento: convites, decoração e mais

398
3min de leitura

Quando um casal sonha com o casamento, passam horas imaginando cada pequeno detalhe que tornará ele único. 

Não existem dúvidas sobre a importância dos detalhes: eles transmitem a personalidade do casal, contam a história do romance dos dois, mostram quais são os gostos e personalidade de cada um. 

 E uma das formas de conseguir tudo isso é caprichar na papelaria do casamento. Ela muitas vezes pode até fazer parte da decoração, lembrancinhas e muito mais! 

No artigo dessa semana, vou compartilhar com vocês algumas informações, ideias e dicas importantes para que essa parte tão importante do casório fique ainda mais especial. 

Identidade Visual 

A identidade visual do casamento será a marca do evento na memória dos convidados. Tudo começa por aqui: a escolha das cores, dos elementos, conceito, estilo. O ideal é que para criar essa identidade única que vai guiar toda decoração, você contrate um profissional especializado nisso. 

O profissional designer vai considerar como vai ser o casamento (se vai ser na praia, campo ou fechado, dia ou noite), qual o tema do casamento (retrô, rústico, clássico, moderno, romântico), e é claro, vai considerar a personalidade do casal e seus gostos pessoais. 

A partir daqui, você pode encomendar o designer da papelaria. 

Convites 

Save The Date 

O primeiro convite que você pode fazer é o save the date (tradução: lembre-se desta data). Ele funciona como a prévia do convite oficial, e você pode tanto enviar para os convidados por correio, quanto divulgar nas redes sociais e enviar por e-mail para os convidados. 

O que não pode faltar nesse convite: uma foto do casal, a identidade visual escolhida e a data do casório. Não tem necessidade, nesse convite, de informar local e horário. 

Padrinhos e Madrinhas

Depois de anunciar o casamento, os melhores amigos ficarão apreensivos e ansiosos para saber quem serão os padrinhos e madrinhas.

Logo, o próximo convite que você vai criar será para essas pessoas especiais! Aqui vocês podem ser muito criativos. Além de manter a identidade visual, tradicionalmente precisa ter um formato diferenciado. Abaixo algumas ideias: 

Chá de panelas

Geralmente o chá de cozinha, ou chá de panelas, é realizado apenas com familiares e os padrinhos/madrinhas. Pode ser impresso ou digital. Precisa conter a lista de presentes para o chá ou um endereço de site para que os convidados possam acessar e escolher o seu. 

Cerimônia e festa

Agora sim, o convite oficial. Tradicionalmente, é dividido em suas partes: cerimônia e festa. Podem ser entregues juntos, com destaque sempre para a cerimônia. Esse convite com certeza já será uma prévia do estilo e decoração do casamento. Veja algumas inspirações: 

Decoração

Itens de papelaria também podem fazer parte da decoração do casamento.  Além de serem mais delicados e poderem ser levados pelos convidados, saem mais em conta. 

Marcação de mesa

A marcação de mesa pode conter o número da mesa, os nomes dos convidados e "orientações", como o cardápio, hashtag que os convidados devem usar nas redes sociais quando publicarem fotos e até cronograma. 

Lembrancinha 

Você pode investir em lembrancinhas de MDF e mandar fazer adesivos com a identidade visual do casamento para deixá-lo com a cara de vocês. Caneca, copo, taça, caixinha com docinhos. Tudo isso pode ser enfeitado com a identidade visual que vocês criaram. 

18 Abr 2019

A papelaria do casamento: convites, decoração e mais

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

convite de casamento decoração de casamento Eliane Peroto fotógrafa fotografia de casamento identidade visual de casamento papelaria de casamento

Quem viu também curtiu

04 de Jul de 2018

TOP 8 locais para se casar ao ar livre no interior de SP

29 de Mai de 2019

Novidades e tendências para 2020 - evento Casar!

26 de Jun de 2019

Lua de mel 2020 - tudo o que você precisa saber

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp